Implante Dentário
As pessoas que perderam vários elementos dentários por diversas razões como cáries, patologias da gengiva ou, ainda, traumas pode ser beneficiada por uma solução que é o implante dentário, tendo como função devolver um sorriso estético bem natural com as funções mastigatórias adequadas e equilibradas.
As próteses ou implantes dentários são capazes de transformar os sorrisos fazendo com que possa ser devolvido a autoestima e bem-estar para aqueles que prezam por um sorriso bonito e saudável.
Estes elementos se destacam como um modo artificial de substituir os dentes naturais perdidos, sendo aplicada técnicas diferenciadas e materiais específicos que não prejudicam a saúde bucal, sendo assim o indivíduo terá a certeza de que todos os dentes se pareçam aos originais da arcada dentária.
O que é?
O implante dentário é um suporte ou estrutura metalizada que tem posicionamento cirúrgico, na região óssea da maxila ou mandíbula, situado abaixo da gengiva, para fazer a função na substituição da raiz do dente. Ao serem introduzidos, permanecem no arco dentário para que o especialista possa, a partir deste momento, realizar a montagem dentária e assim substituir os elementos perdidos por artificiais com função e forma definidas.
Como é feito?
Por se tratar de um elemento integrado à região óssea, o implante dentário oferece suporte com estabilidade para dentes de teor artificial. A prótese (dente) é totalmente montada e parafusada em cima do implante, não escorrega e nem altera o posicionamento bucal, sendo uma grande vantagem ao longo da mastigação e fala.
O implante dentário com a prótese oferece ao paciente um elemento mais seguro em toda a funcionalidade da boca, de modo a proporcionar cenários de maior naturalidade do que dentaduras tradicionais ou pontes.
Para determinados indivíduos, as dentaduras e próteses são muito desconfortáveis ou, ainda, inviável em razão da ausência de adaptações a estes sistemas.
Ainda, pontes comuns precisam ter ligação aos dentes em todas as direções do espaçamento pelo dente que está faltando. A partir da aplicação de implante, não há a necessidade de preparação ou desgaste do dente natural para um apoio dos que fazem a substituição, como é realizado em pontes tradicionais fixas.
Para realizar o implante, há a necessidade de disponibilizar o tecido gengival saudável e elementos ósseos adequados para a sua sustentação. A higienização da boca deve ser cautelosa e as visitas aos especialistas da odontologia são fundamentais para um resultado duradouro.
O implante dentário, de modo geral, custa mais do que outras técnicas que substituem os dentes e grande parte de convênios costumam não cobrir os valores estipulados.